terça-feira, 25 de agosto de 2009

Taj Mahal


O Taj Mahal (em hindi ताज महल, persa تاج محل) é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido[1] dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Foi recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em uma celebração em Lisboa no dia 7 de Julho de 2007.

A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 22 mil homens,[2] trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

Supõe-se que o imperador pretendesse fazer para ele próprio uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou deposto antes do início das obras por um de seus filhos.

O mármore de Carrara

O mármore de Carrara é famoso desde a Roma Antiga, quando foi utilizado para construir o Panteão. Muitas esculturas do Renascimento, como por exemplo David de Michelangelo também foram esculpidas em mármore de Carrara.

A produção de mármore da cidade é exportada para todo o mundo. Ali também é esculpido e trabalhado o mármore de outras partes do mundo de forma comercial

Palácio de Mármore (São Petersburgo)


O Palácio de Mármore é um palácio de São Petersburgo, Rússia. Fica localizado entre o Campo de Marte e o Cais do Palácio, a pouca distância, para leste, do Palácio de Inverno. Foi o primeiro palácio neoclássico da cidade

Índice [esconder]
1 História
2 Arquitectura
3 Depois da Revolução
4 Referências

Estuque

Estuque é uma massa branca ou policroma composta de cal, areia fina, pó de mármore e gesso, usada em variados tipos de ornatos relevados, em muros exteriores, interiores ou tectos. De origem oriental, é aplicado na arte romana. O estuque divulga-se em Portugal com a vinda do italiano João Grossi chamado a estabelecer, em 1766, uma aula de estuque.

A Bolinha Azul

"A Bolinha Azul" é uma famosa fotografia da Terra tirada em 7 de Dezembro de 1972 pela tripulação da nave espacial Apollo 17 a uma distância de aproximadamente 55.000 quilômetros. É uma das imagens fotográficas existentes mais amplamente distribuídas

Mármore é

O mármore de Carrara é famoso desde a Roma Antiga, quando foi utilizado para construir o Panteão. Muitas esculturas do Renascimento, como por exemplo David de Michelangelo também foram esculpidas em mármore de Carrara.

A produção de mármore da cidade é exportada para todo o mundo. Ali também é esculpido e trabalhado o mármore de outras partes do mundo de forma comercial.

O Fauno de Mármore

O Fauno de Mármore (1860) foi o último dos quatro grandes romances por Nathaniel Hawthorne. Depois de escrever The Blithedale Romance em 1852, Hawthorne, aproximando-se dos cinqüenta anos, afastou-se das publicações e obteve uma nomeação política como cônsul americano em Liverpool, Inglaterra, cargo que ocupou de 1853 a 1857. Em 1858, Hawthorne e sua esposa Sophia Peabody mudou-se para Itália por um ano e meio. O Fauno de Mármore é a mais insólito romance de Hawthorne e, possivelmente, uma das mais estranhas grandes obras de ficção americana. Escrito na véspera da Guerra Civil Americana, Hawthorne definiu sua história em uma sensacional Itália. O romance mistura elementos de um conto, pastoral, romance gótico, e guia de viagens. O clímax vem antes do meio da história, e Hawthorne intencionalmente não consegue dar resposta a muitas das perguntas dos leitores sobre os personagens e da trama. (Reclamações sobre isto levou Hawthorne à adicionar um burlesco Postscript para a segunda edição, onde ele continua a falhar - propositadamente - a responder a maioria destas perguntas.)

Cascata delle Marmore


A Cascata delle Marmore (Cascata de Marmore) é uma das cascatas artificiais mais altas da Europa, contanto com uma altura total de 165 metros, dividida em três saltos (o primeiro, o maior, possui 83 metros). Se encontra à uns 7,5 km de Terni, em Úmbria, Itália, próximo onde termina a Valnerina (vale do rio Nera). A cascata forma-se pelo rio Velino que, próximo do povoado de Marmore, sai do lago de Piediluco e flui no vale do Nera.

Mármore de Paros


O mármore de Paros é um material altamente apreciado pela brancura, fineza e semitransparência. Foi explorado nas pedreiras daquela ilha grega para ser utilizado na construção de edifícios públicos e templos, e na confecção de esculturas pelos gregos da era clássica. As pedreiras originais, exploradas a partir do século 6 a.C., ainda podem ser vistas no pico central da ilha.

Algumas das maiores obras-primas gregas foram confeccionadas com aquele mármore, como a tão famosa Vitória de Samotrácia, hoje no museu do Louvre.

A ilha de Paros era a terra de inúmeros escultores, como Agorácrito – que trabalhou na acrópole de Atenas –, e Escopas – que trabalhou no mausoléu de Halicarnasso.

marmore


Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em construção civil.